importado do blog minivelocentral.com
Foi em 1982, que David Hon, um americano que tinha acabado de se licenciar em física, apresentou a sua primeira bicicleta dobrável
Depois de uma bem sucedida primeira carreira no sector aeroespacial onde desenvolveu o primeiro laser tático, Hon percebeu que com o custo de vida num nível altíssimo as pessoas precisavam de uma forma mais económica e sustentável de se deslocarem. Juntou cerca de 200 mil dólares e desenvolveu o primeiro protótipo de uma bicicleta dobrável que orgulhosamente baptizou com o seu nome.
Depois de fundar a marca e registar patentes, Hon procurou quem quisesse abraçar o projecto, mas ninguém quis saber. Por isso e em conjunto com o seu irmão Henry, abriram uma fábrica em Taiwan e fabricou-se logo no primeiro ano cerca de 6 mil bicicletas.
E foi uma das unidades dessa época que me chegou às mãos ^_^
Esta DAHON III estava num estado satisfatório para a idade que tem. O quadro feito para durar eternamente não apresentava danos ou grande corrosão. Alguma ferrugem em algumas peças, aros, raios.
Importa dizer que há algumas partes em Inox como os espigões de guiador, selim e o tubo inclinado que bloqueia o guiador e também ajuda a reduzir as tensões nas duas dobradiças. Foram até fabricadas algumas completamente em inox que eu espero um dia poder por as mãos.
Foto de uma versão de inox, customizada
Depois de desmontar tudo, limpar, polir, lubrificar, trocar cabos punhos, selim, pneus, câmaras, fitas, fui andar nela pela primeira vez
aros cromados em aço, belíssimos. O cubo tem um OLD de 80mm. Pode muito bem levar rodas modernas leves como as da foto em cima.
Esta DAHON tem um cubo de 3 velocidades internas da Sturmey Archer, feito no UK. Também ajuda no peso, os actuais são de alumínio. Apenas precisou de alguma lubrificação interna para além da limpeza completa exterior (sem desmontar a roda). Apesar da idade não teve um uso excessivo. Aliás essa também é outra vantagem de uma dobrável, como o objectivo é sempre o da combinação com outros meios, acabamos por prolongar o normal desgaste das peças.
As bonitas chapinhas do guiador e do guardalamas resistiram aos anos
Tive de ter muito cuidado com os plásticos que tendem a partir devido aos anos.
O manípulo da Sturmey que ainda hoje é fabricado com o mesmo molde a par de outros de aspecto mais moderno
O aperto do espigão. Isto é um telescópico por isso tem dois iguais a este (mais o do guiador). Quase todas as peças nesta Classic são únicas e por isso têm de ser estimadas.
Ainda estávamos longe dos pedais dobráveis e o sr Hon desenvolveu um crank em que o braço gira em torno de um eixo. É só desapertar este parafuso grande, no final vês a foto dobrada. Todas estas peças são em aço puro
Um design absolutamente delicioso. É um mini quadro diamante com aqueles dois tubos no meio a segurarem o espigão
este é outro elemento fundamental na dobragem. Um pino que bloqueia a peça. A bicicleta sem qualquer uma destas peças torna-se inútil.
A forma de dobragem lembra as DAHON Dash e Clinch também quadros diamante
basta pressionar nesta peça que liberta o aperto da dobradiça inferior. A dobradiça superior não tem aperto, mas o tubo que une o quadro ao espigão de guiador, juntamente com este aperto inferior são mais que suficientes. E existe um dente de uma parte que encaixa na outra
E se pensavas que a cena das rodinhas de trolley era coisa moderna... Um mecanismo muito inteligente, a versão pré-histórica da Landing Gear
pequenina e fofinha
E para fechar o post, deixo aqui a nova D-Zero, um modelo exclusivo da DAHON Japão e que traz de volta este design, mas sem dobradiça e com materiais modernos.