David Hon na China Bicycle Magazine

Jul 11, 2021

David Hon, o fundador da Dahon em 1982, foi capa da China Bicycle Maganize, a principal revista na China sobre a industria da bicicleta

Com os seus 80 anos, mantém uma saúde e aparência invejáveis e conta em entrevista o que faz para se manter assim

Hon foi descrito pela publicação como alguém “sempre na vanguarda da inovação de produtos, revitalização industrial e altamente respeitado pela indústria”.

A Dahon North América publicou a primeira parte da entrevista ao fundador e CEO Dahon

Jornalista: A Dahon é uma marca de grande reputação na indústria. Conte-nos sobre sua experiência empresarial e como se envolveu na indústria de bicicletas.

Hon: Nasci em Shaoguan, província de Guangdong (antiga Cantão) e minha família mudou-se para Hong Kong quando eu tinha 9 anos. Durante esse tempo, as condições econômicas da minha família não eram boas, então ajudei meus pais a cuidar da família desde cedo e tornei-me muito independente e responsável. A experiência de vida deu-me muitas lições, o que ajudou na minha capacidade de me adaptar às mudanças com uma atitude determinada.

Quando eu tinha 19 anos, a minha família emigrou de Hong Kong para os Estados Unidos e estudei na Universidade da Califórnia, Berkeley, UCLA e na Universidade do Sul da Califórnia. Depois de receber meu PhD em física, fui contratado pela Hughes Aircraft em 1972, uma das principais empresas aeroespaciais do mundo, para liderar o desenvolvimento do primeiro laser tático, e tornei-me um líder altamente conceituado em tecnologia de laser durante a corrido ao Espaço nos anos 70.

Quando a crise do petróleo apareceu em 1975, muitos americanos perceberam que precisavam de um melhor transporte urbano para reduzir sua dependência dos carros. Na época, a alternativa foi pensada para ser o transporte público combinado com um veículo acessível e leve, movido a pessoas ou eletricidade. Também reconheci essa necessidade de mudar a forma de viajar. Quando eu estava na universidade, tinha que desmontar minha bicicleta e colocá-la no carro todos os dias para me locomover. Foi essa experiência que me fez pensar em inventar uma bicicleta dobrável que fosse atraente para as massas: leve, esteticamente agradável e rápida, mas também económica. Então, levantei $ 200.000 para desenvolver o protótipo de bicicleta dobrável.


Em 1984, a Dahon abriu uma fábrica em Taiwan e produziu 6.000 bicicletas dobráveis ​​no seu primeiro ano.

Logo depois, esses produtos conquistaram o mercado; com dezenas de milhares de bicicletas dobráveis ​​Dahon saindo da linha de produção. Nesse ponto, a marca era bem reconhecida por todos, e eu ganhei o apelido de “pai da bicicleta dobrável” no setor.


J.: O senhor Hon é um empresário com um forte senso de responsabilidade social. O Grupo Dahon participou em muitas atividades relacionadas com o bem-estar público e caridade. O que acha do setor de bem-estar público?

Hon: Sim, ao longo dos anos, a Dahon tem feito um trabalho de caridade, especialmente ajudando alunos pobres que têm exames para entrar na faculdade. O objetivo disso é ajudar os alunos pobres a irem para a escola e realmente desenvolver conhecimentos e ter a oportunidade de mudar o seu destino.

Em 2014, o Grupo Dahon juntou-se ao “Programa Reclaim Pearls”, iniciado pela Xinhua Love Foundation em 2004. Em 2020, o Grupo Dahon ajudou 157 alunos do ensino médio a concluírem os estudos, permitindo que mais alunos do programa continuassem os estudos e desfrutassem de oportunidades iguais. Não há muito tempo também recebemos boas notícias sobre os alunos Dahon Pearl. Dos exames de admissão à faculdade de 2020, 100% dos alunos de graduação foram aprovados. Agora, iniciamos o programa de financiamento para 2021, na esperança de ajudar mais alunos a serem felizes, confiantes, bem-sucedidos e motivados para retribuir à sociedade no futuro.


J.: Aos 80 anos ainda está ativo no desenvolvimento da indústria e no crescimento de sua empresa. Qual é o segredo para manter essas excelentes condições de trabalho?

Dr. Hon: Eu sou um workaholic, por assim dizer. Eu amo a indústria de bicicletas, então estou disposto a devotar a maior parte de minha energia ao meu trabalho. Trabalhar também é uma forma de retribuir à sociedade. Em jovem os meus vizinhos ajudavam-nos nas dificuldades e conheci muitas pessoas nobres que me ajudaram quando eu estava a estudar e a começar o meu negócio. Na minha opinião, trabalhar muito e fazer um bom trabalho é a melhor maneira de retribuir a ajuda dessas pessoas, bem como obter mais recursos para ajudar mais pessoas.

Durante o meu tempo livre, também faço desporto como andar de bicicleta, jogar basquete e assim por diante. Quando eu estava no ensino médio, era o capitão do clube de natação da minha escola. O meu recorde de natação demorou muito a ser ultrapassado. Manter o hábito de praticar exercícios, uma alimentação saudável e uma boa atitude foram as bases para que eu continuasse a trabalhar muito. Se possível, gostaria de trabalhar por mais cinco a dez anos.


(em actualização)