Curve SL x bullhorn x Nexus 3

Dec 21, 2020

Esta Curve fez um downgrade de mudanças para perder peso. Quem não quer uma dobrável realmente leve?


Características de origem:

Quadro aluminio Sonus

Roda 16" (305), aros Kinetix

Espigão + selim Kore

Pedaleiro Sugino

Guiador Kinetix, punhos ergo e manetes Biologic

Pneus Schwalbe Marathon Racer 16x1.5 válvula fina.

Travões vbrake curtos Kinetix

8 velocidades cubo Shimano Nexus

Suporte traseiro e guardalamas SKS

Peso: 11kgs


(mais fotos no final)


A ideia aqui era diminuir o peso, aumentar a performance em estrada e dar um ar mais limpo mas agressivo.

Consegui aproveitar os raios e o cubo tem a mesma furação (36f). Abri um buraco maior na entrada da válvula para levar válvulas americanas (as "normais" de mota/carro)

Para melhorar o rácio no sentido de ficar mais rápida, usei um carreto de 13 dentes cromado da Sturmey Archer. Não é completamente compatível, o anel que bloqueia o carreto precisa de ser um pouco desbastado e o plástico preto do lado de dentro também.

O manípulo que usei no guiador bullhorn é o Sturmey Archer SL-S30 de braçadeira em vez da versão de topo nos guiadores de estrada que costumo usar nas Veli Classic U. Este fica mais protegido quando se dobra a bicicleta.

O pedaleiro manteve-se o mesmo, um Sugino de 52 dentes. Apenas tirei as protecções que estragavam o visual dele. Ficou pendente a situação de trocar o prato por um maior. Vamos ver como se porta na estrada para ver se ficou a meu gosto.

Troquei os pedais por uns da japonesa MKS, os FD-6 em alumínio muito bem trabalhado.

Podes colocar qualquer guiador num espigão dobrável desde que testes a dobragem primeiro antes de alterares alguma coisa. Neste caso o bullhorn com 42cm de largura assenta que nem uma luva. As manetes são umas R30 da Sunrace. A fita de guiador é furada, muito confortável pelo menos para os dias de calor. A rota da cablagem manteve-se embora tivesse de trocar tudo, incluindo espiral por causa da diferença de distâncias. Uma nota importante, este tipo de guiador carece de um aperto um pouco maior para não descair com a força. O ideal são os espigões dobráveis em T com avanço e dobragem do guiador para fora em vez de ser para dentro. Mas isso iria ocupar mais espaço e o objectivo da roda 16 é precisamente o contrário.

Para além de menos peso (aprox 9kgs) esta Curve ficou mais compacta em largura por causa dos pedais.

O selim e espigão de origem da Kore, são um must para quem quer diminuir peso numa dobrável. O carril é em plastico muito forte e o espigão em alumínio mais curto e mais leve.

O bullhorn é um guiador muito bom para circuito urbano, apesar de menos posições que o drop (corrida) o controlo no meio do trânsito é bem melhor e consegues agarrar melhor o travão. Para viagens longas em viagens maiores o drop ou mesmo o borboleta são os mais indicados.

Schwalbe Marathon Racer 16x1.50 o pneu ideal para esta construção.

Resumo

Quadro aluminio Sonus

Roda 16" (305), aros Kinetix

Espigão + selim Kore

Pedaleiro Sugino (sem protecções)

Guiador bullhorn, manetes Sunrace R30, manípulo Sturmey Archer SL-30, fita de guiador furada

Pneus Schwalbe Marathon Racer 16x1.5 + câmaras Schwalbe válvula americana

Travão vbrake Kinetix frente

Travão cantilever cromado Shimano traseiro

3 velocidades cubo Shimano Nexus

Suporte traseiro e guardalamas SKS

Pedais MKS FD-6

Peso: 9kgs


Dahon Curve SL

2007/8

Punhos ergonómicos e manetes com campainha embutida Biologic. Manipulo rotativo Shimano Nexus 8v

Crankset Sugino 53 dentes

Mais duas peças de grande qualidade que cortam no peso, um espigão e selim Kore

67.5cm x 76.5cm x 34cm - 10.8kgs, peso original