DAHON Curve x Sturmey Archer 8v
Dec 21, 2020
Artigo original de minivelocentral.com
Quanto menor for a roda, mais difícil é montar cubos especialmente quando são grandes e a distância ao aro é pequena. E nem sempre se conseguem, em tempo útil, a medida de raios certa dificultando ainda mais o trabalho para se fazer os raios um a um (28 neste caso)
E por falar em 28, o cubo de 8 mudanças internas da Sturmey (RF8) é o mais fácil de encontrar com esta furação. As mudanças começam nos 100% (direct drive = como se não tivesse mudanças) e vai aumentando até 325%, ou seja não podemos ter um pedaleiro muito grande e o carreto traseiro também tem de ser grande. Como é uma roda 16, as contas do rácio que se pretendia bateram certo e não precisei de mudar nada.
O cubo pesa 1770g. Como o Nexus original pesava 900g, estamos a falar de mais 800g de peso final para + 5 mudanças. Não é mau.
O prato de origem com 44 dentes. A protecção de corrente da Curve também se manteve. Sobre o alinhamento idem, não precisei de ajustar nada, o eixo é o mesmo. Os guardalamas, apenas ajustei um pouco. Os pneus anteriores tinham uma diferença mínima de perímetro.
O manípulo da Sturmey é um pouco maior do que do Nexus, mas não é significativo
Aqui com a protecção instalada e corrente esticada. Tive apenas de adicionar uns elos de corrente. A protecção levou umas anilhas para ficar mais afastada da corrente que com o carreto traseiro maior, tocava la. O carreto Sturmey de origem é de 25 dentes. Há também de 20 e 23 nesta medida. São carretos diferentes dos encontrados nos outros cubos Sturmey,Shimano, Sram. A medida do diâmetro interno é maior (3/32)
Um cubo robusto e bonito que encaixa como uma luva nesta Curve. O único senão é mesmo o barulho que aumenta conforme as mudanças mais pesadas. Numa cidade ruidosa como Lisboa, a coisa lá se dilui.
Comparação de rácios entre os dois cubos
calculadora sheldonbrown
Os pneus escolhidos foram uns Schwalbe Big Apple. De origem trazia uns Road Cruiser que não eram nada maus, mas estes são melhores, com mais protecção antifuro e efeito suspensão em baixa pressão, sem comprometer a rolagem. No segmento das rodas 16" (etrto 305) estes são sem dúvida os melhores pneus. Outro pneu interessante é o Marathon Racer 16 x 1.50 para quem quer um pouco mais de rolagem e menos peso.
Aqui o manípulo a ver-se melhor com a luz do dia. A manete por ser de apenas 2 dedos fica um pouco mais afastada. Pode sempre trocar-se por uma maior, mas no teste que fiz, não me pareceu necessário.
É uma bicicleta apetecível e aspecto cute.
(antes do upgrade)
Uma das características principais da Curve é a simplicidade.
O unboxing sempre saboroso, a caixa em péssimo estado, mas a Curve muito bem protegida no interior.
Quando falo de simplicidade não é só pelo desenho dela, mas pela forma como dobra: ao meio, simples. Tal e qual como a maioria das bicicletas de roda maior. É um sistema rápido, de reduzida manutenção e que não exige um curso.
O grande e único problema desta forma de dobragem é o de não se poder ter uma distância entre eixos idêntica a uma bicicleta não dobrável, sem comprometer o tamanho final dobrada, o que acaba por ser pouco significativo, porque a Curve não foi desenhada para fazer viagens intermináveis, mas para o last mile. É a solução ideal para aqueles 4 ou 5kms para lá e para cá, ou até aquelas viagens de férias em combinação com o comboio, autocarro, automóvel.
Um cubo Shimano de 3 velocidades que já é uma característica da Curve desde há muitos anos. As mudanças de cubo podem ser trocadas quando estás parado, têm reduzida manutenção, a corrente não salta e no caso destas 3, tens a mudança do meio 100%(como se não tivesse mudanças) e depois + 36% de força e menos 36%. É uma boa amplitude para rodas pequenas e o cubo não pesa muito, menos de 1kg, comparado com todos os outros.
O manípulo rotativo do cubo, muito suave e simples de usar.
Esta versão, tem algumas melhorias, nomeadamente os apertos rápidos, muito mais robustos. Estes apertos costumam equipar as DAHON de alta gama.
Em termos de design, o vermelho ficam muito bem com os componentes pretos, apenas peca pelo logotipo que parece um autocolante. As Curve anteriores tinham o logo cortado e uma linha a acompanhar o quadro, eram apenas as letras.
(nota: na data deste post ainda há uma destas em stock)
Outras melhorias são um suporte mais leve e mais alto que faz toda a diferença pelo tamanho da roda, aros com parede dupla para mais robustez, pneus Schwalbe Road Cruiser 16x1.75 com melhor qualidade, guardalamas SKS e um selim interessante aparentemente muito confortável.
Voltando ao cockpit, para alem de um melhor aperto em vermelho anodizado, as manetes são muito boas, da Shimano e o guiador ergonómico, tal como os punhos que se apertam com um parafuso interior. Este espigão dobrável ao contrário da versão anterior já é telescópico e pode regular a altura.
Nota menos positiva para o espigão de guiador que não inclui a famosa bomba de ar interna. Por outro lado é mais leve e ainda são umas boas gramas de diferença.
A Curve é uma bicicleta que dá muito nas vistas principalmente pelo tamanho de rodas. As linhas simples, um quadro curvo, o mais emblemático da marca, especialmente na versão de roda 20" (Dahon MU) e lembrando as origens da marca em 82, uma bicicleta de aço com roda 16" e que hoje em dia faz furor entre coleccionadores a preços muitas vezes mais altos do que as actuais.
Se há coisa boa de se fazer com ela é correr pela cidade, dobrar, apanhar um autocarro para aquele sítio menos acessível, voltar de taxi se estiver a chover a sério, entrar no metro mesmo que esteja cheio, almoçar num restaurante mesmo que seja apertado, etc. Há muita coisa que fazemos na nossa rotina em que uma dobrável de roda 20" não é suficientemente pequena. As dobráveis 16" especialmente a Curve são a resposta perfeita para verdadeiros commuters multimodais
Dahon i3 (2019)
Peso: 11.3 kg
Tamanho: 60 x 57 x 34cm
Quadro: Alumínio Sonus
Forqueta : Aço
Mudanças internas Shimano Nexus 3v
Rodas : 16“ alumínio com 20 raios frente e 28 atrás, aros de parede dupla
Pneus: Schwalbe Road Cruiser 16x1.75
Tamanho do ciclista: 1.45m-1.90m
Peso máximo 100kg