K3

Sep 6, 2021

importado do blog minivelocentral.com

A dobrável eye-catching da DAHON com 3 velocidades e apenas 8 kg 

Anunciado há cerca de 3 anos pela DAHON japonesa, este modelo tornou-se uma espécie de "gatinho fofo no instagram" mas das bicicletas. Muito pela sua aparência minimalista, rodinhas super pequenas e cores agradáveis à vista da maioria

A K3 é uma novidade por estas bandas mas é um verdadeiro hit no Oriente. 

A K3 é a única com uma capacidade máxima de 85kg e para uma altura máxima de 1m75/78 dependendo do tamanho de braços

Ciclista com 1m76

A K3 traz um belíssimo quadro em alumínio Dalloy Sonus, que é um alumínio patenteado pela DAHON que confere mais robustez que o típico 6061. A dobradiça é uma Vise-Grip, a mais fácil de afinar. 

A K3 vem com um cabo de redução de tensões chamado Deltec

Este cabo é de aço e muito forte. Serve para aliviar a tensão na dobradiça quando te sentas no selim, unindo as duas partes do quadro (a mesma lógica de um quadro convencional diamante) Repara que fisicamente o quadro tende a ir para baixo, deixando toda a resistência na dobradiça (daí os meus constantes alertas ao pessoal para evitarem dobráveis de marcas não especialistas, principalmente as low cost) Ao contrário das bicicletas de quadro não separável se o sistema de uma dobrável não for realmente bom, desenhado pela marca, certificado e testado a sério, o acidente pode ser muito sério. 


A forqueta é também de alumínio reforçado

Os aros da roda 14" são de parede dupla, mais resistentes. Aliás quanto menor a roda mais resistente aos empenos se torna. Originalmente os pneus são Kenda 14 x1.35 e há outras opções no mercado como os Schwalbe Big Apple 14x2.00 com efeito suspensão e antifuro

As 3 mudanças especiais

é verdade a K3 tem 3 mudanças de cassete, pouco comum mas um sistema que herdou da EEZZ, uma DAHON mais antiga. O cubo é especial, rolamento de cilindros e uma distância de eixo (OLD) de apenas 85mm. Como referência a maioria das DAHON é 120/130mm. A cassete usada tem 9/13/17 dentes portanto podes esperar uma performance ao nível de qualquer DAHON 20". Não existem cassetes com 9 dentes no mercado e isto faz com que associado a um prato pedaleiro grande à frente, uma roda 14 tenha um rácio idêntico a uma bicicleta de roda maior. 

O prato de 53 dentes com uma protecção bonita DAHON. 

O desviador traseiro DAHON. Muito compacto, bastante resistente ao nível de uma gama média/alta da Shimano. Se bateres com ele provavelmente o único dano mais sério será o dropout (a chapa cinza onde ele está suportado) e que pode ser trocado facilmente

O quadro tem furação para grades de bidão ou bombas. 

o espigão de guiador não é telescópico o que lhe confere menos vibração a troco de não poder regular a altura. O aperto do guiador é ergonómico e vem com um guiador de 55cm. As manetes são Avid Fr5 muito precisas e os travões mini Tektro. 

O manípulo das 3 mudanças também de grande qualidade. Toda a cablagem é da especialista Jagwire

Apesar da limitação de altura do espigão de guiador o de selim permite alturas até 1m85. O aperto é ergonómico e tem marcação. É também um espigão estriado, o que evita riscos.

O selim tem também uma qualidade soberba para um de origem. É um Selle Italia X-base 280x145mm muito macio 

Outro detalhe exclusivo é o logo da testa do quadro ser impresso. 

Soluções para o transporte de carga

mais info aqui - dahon.pt/dahon-curl/dahon-curl-klickfix

Repara na pouca largura dela. São apenas 29cm. 

tamanho 63x29x64, peso 8kg

A Dahon K3 respira taxis e autocarros e metros e comboios e bagageiras do automóvel e escadas do prédio sem elevador. Não deixa de ser uma boa companhia também para viagens maiores de expresso ou comboio (ex Alfa Pendular), embora ocasionais.

Página de produto - dahon.pt/dahon-k3