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DAHON Speed Pro
O numero de série de quadro começa por D8 o que significa que é de 1998, 2008 ou 2018, portanto o mais lógico aqui é 2008.
Mas atenção que se pesquisares no G. vão aparecer outras nomeadamente a mais recente em alumínio
Esta em cima é uma versão actualizada da Speed Pro com quadro em alumínio. Repara na dobradiça, a V-Clamp que equipa séries como a MU e Vigor. O quadro desta é o mesmo da Mariner.
Há também a Vector X27 que utiliza o quadro Vigor
A Speed que fotografei usa o quadro em cromoly 4130 muito procurado para cicloturismo.
Apesar da idade estava muito bem conservada, apenas com alguns risquitos obrigatórios e as habituais ferrugens em parafusos. Esta Speed Pro foi-me pedida por um amigo que já tinha uma Dahon Dash.
A transmissão dela é Ultegra de 9 velocidades, combinado com o cubo de mudanças internas DualDrive II da Sram e um pedaleiro FSA de 53 dentes
Este cubo já descontinuado, a Sram já não faz cubos de mudanças internas mas é dos mais conhecidos pelo seu reduzido peso de cerca de 1kg, robustez e suavidade da engrenagem, durabilidade e trazer um cepo para cassetes. Ou seja, usa dois desviadores traseiros, o da cassete e o do cubo e multiplica cada mudança (3 ao todo) por cada carreto. Neste caso 27 velocidades! E são mesmo 27, ao contrário das transmissões com 3 pratos no pedaleiro que não permitem uma troca completa entre mudanças. Este tem um rácio de 73%(1ª) - 100%(2ª) - 136%(3ª)
Actualmente há um cubo idêntico mas um pouco mais pesado, o Sturmey RK3. por outro lado com encaixe para disco.
É importante referir que a indexação deles é a do sistema Shimano. Ou seja podem-se usar os mesmos manípulos esquerdos para a mudança do pedaleiro. O mesmo para o cubo da Sturmey.
As manetes STI Tiagra de aparência e funcionamento impecáveis para a idade.
O guiador bullhorn da Kinetix, já com uma fita nova montada. Aliás é o guiador (e a cor amarela) que se destacam do conjunto. Quem não conhece bicicletas é a primeira coisa em que repara.
O espigão Radius VRO tem um acabamento em T e leva aquele pequeno avanço, o Syntace que permite posicionar o guiador em altura, comprimento e inclinação.
Os guiadores bullhorn são excelentes para dobráveis e minivelos. Permitem um extra de altura e não são mais confortáveis do que os dropbars pelo menos para circuitos citadinos e sprintadas pelo meio do trânsito.
Os pneus Schwalbe Stelvio 28-406 (125psi) eram os Durano da altura.
Estes da foto foram personalizados com lista amarela (Mango) a pedido da Dahon. Eles voltaram a fazer isso nos Durano (ver imagem em cima das Pro mais recentes). São pneus raros, ainda se encontra qualquer coisa mas a preços proibitivos apenas por causa da risca. O dono está a ponderar trocar por causa do desgaste mas ainda não se decidiu.
Aros Kinetix Pro com 28 raios Sapim, inox pintado. Travões Tektro
O quadro com furações para suporte traseiro e grades de bidão. Está mais do que preparado para aventuras grandes com as 27 mudanças
Os pedais de origem são uns japoneses MKS MT-E destacáveis com estribos para encaixar o pé. Nunca fui muito fã destas coisas, mas faz sentido nesta bicicleta.
A roda da frente com cubo Kinetix de cilindros, sem manutenção e atrito. Algumas Speed Pro vinham com o cubo Pantour com suspensão embutida. (ver aqui)
Quando vês um espigão e selim Kore numa Dahon já sabes que é uma bicicleta performance.
Provavelmente a bicicleta mais rápida da Dahon de todos os tempos. E tudo por causa do cubo que consegue ganhar no rácio cerca de 30%. Sem eles estaríamos limitados ao pinhão de 11 dentes e aumentar o pedaleiro o máximo possível.
Dobragem
A Speed não é a bicicleta mais compacta, não é isso que se quer. É uma bicicleta performance que também dobra. Este espigão dobra para fora ao contrário da maioria, por causa do volume do guiador.
O espigão tem um perno que encaixa nesta peça.
A dobradiça da série Speed é muito simples e discreta, o que é difícil de se conseguir num quadro de alumínio. As duas partes não encostam totalmente, existem muitos espaços sem contacto no meio para não produzir vibrações e desgaste. As dobráveis mais baratas começam logo a pecar por aqui.