A Curl foi o projecto mais recente da DAHON que demorou mais de 10 anos a desenvolver. Apesar de ter uma dobragem idêntica a bicicletas que já existem no mercado, o "3 Fold" desenvolvido pela italiana Di Blassi nos anos 70, o quadro em alumínio hidroformado, a forqueta com largura de apenas 55mm(OLD) e o espigão de guiador Eiffel em formato rectangular conferem-lhe uma robustez e conforto de condução, que dificilmente se encontra numa bicicleta ultra compacta de roda 16".
O 3 Fold dá-nos maior portabilidade, a troco de algum cuidado extra que devemos ter, por isso ficam aqui algumas digas importantes:
Antes de pedalar
Verificar sempre se os travões estão funcionais e se os apertos estão realmente apertados (quadro, os dois do selim e os dois do guiador)
Dobragem
segue os passos deste video em câmara lenta
Condução
quanto menor for a roda mais a direcção se sente. O truque é manter os braços relaxados, sem tensão tal e qual como quando conduzimos um automóvel. As mudanças devem ser trocadas com calma, mudar uma e perceber se engatou. Pode acontecer teres que rodar o manipulo para a mudança anterior outra vez. Se algo estiver mal não continues, tem de se ver o que é (ver em baixo como afinar)
Transportar cargas
Podes transportar as tuas coisas de várias maneiras, mas recomendo sempre acessórios de engate rápido como Klickfix. Na frente podes usar cestos ou sacos até 7kg
na traseira podem-se usar topcases até 10kg
Manutenção
dobradiças do quadro e do espigão de guiador
Esta deve ser a primeira preocupação em relação à Curl (tal como todas as outras bicicletas DAHON) Manter as duas partes sem folga, que facilmente se nota porque devem dar alguma resistência quando apertamos
São do tipo V-Clamp, usadas nos espigões comuns e afinam-se da mesma maneira. Pela primeira vez o quadro partilha a mesma tecnologia, simplificando o processo
Rodas
A roda da frente é simples de tirar, mas a traseira não porque tem um cubo de mudanças internas de tem reduzida manutenção e permite uma melhor performance em bicicletas compactas. O pneus Marathon da Schwalbe são também excelentes com a máxima protecção contra furos, mas não são milagrosos e se por azar tiveres um furo é mais difícil trocar a câmara de ar. Por isso aconselho apenas o remendo na câmara, abrindo o pneu num dos lados e não a troca completa que é preferível fazer em casa. Para além disso os aros são de pouca largura e tirar/colocar o pneu pode tornar-se complicado. Por isso recomendo que o seguinte kit ande sempre contigo (ex. bolsa de selim), especialmente em distâncias maiores
2 desmontas Park Tool TL-6.2, em aço
auxiliar VAR RP-42500
Kit de remendos
Câmara Schwalbe AV4
Chaves de 15mm (roda traseira), 10mm e 8mm (diversos)
Canivete com chaves allen