Viagens com a Curl

Aug 1, 2021

A Curl à primeira vista aparenta uma típica compacta para o commute diário. E sim tal como a maioria das dobráveis foi desenhada com isso no pensamento. Autocarros, comboios, metro, curtas distâncias.

Mas a verdade é que pode ser muito mais do que isso. A Curl vem preparada com o essencial para umas aventuras fora da cidade e fora do alcatrão.

  • quadro aerodinâmico em alumínio hidroformado com grande resistência às irregularidades do terreno, preparado para um máximo de 105kg
  • um novo espigão de guiador, o mais rígido da DAHON, telescópico com regulação em altura, para várias posições
  • espigão de selim telescópico com possibilidade de ser substituído por outro com suspensão
  • rodas 349mm (aprox 18") com aros de perfil duplo e pneus Schwalbe Marathon com camada de kevlar antifuro e grande pressão para melhor performance
  • suporte traseiro para topcases ou sacos grandes na vertical
  • guardalamas, selim confortável com corte/respiração e punhos ergonómicos Selle Royal

A questão da dobragem ultra compacta em viagens grandes pode não parecer importante, mas a verdade é que só o facto de transportarmos mais carga que o habitual torna essa característica essencial e abre mais portas do que a maioria das bicicletas dobráveis de roda 20". Há alguns exemplos onde já tive dificuldades com uma dobrável de roda 20": comboios rápidos (ex Alfa Pendular), taxis com bagageira limitada, restaurantes com pouco espaço, autocarros urbanos.


O que levar numa viagem?

Há várias formas de transportar mais carga do que o habitual numa bicicleta urbana. Na Curl podemos contar com:

  • suporte traseiro com capacidade até 10kg. Pode levar topcases (aconselho com libertação rápida para não dificultar a dobragem como este Ortlieb Trunk bag em cima), ou pequenos sacos laterais de apoio como estes Zefal Adventure. Mais topcases aqui - dahon.pt/dahon-curl/topcases